Faculdade de Ensino 7

Bacharelado em Psicologia F7

Graduação em Psicologia na faculdade F7: Formando profissionais para o futuro

O curso de Psicologia da Faculdade F7 foi desenvolvido para oferecer uma formação sólida e alinhada às demandas do mundo contemporâneo. Com um currículo inovador, infraestrutura moderna e um corpo docente qualificado, o curso prepara futuros psicólogos para atuar em diversas áreas, como saúde mental, educação, organizações e assistência social.

Nossa proposta é formar profissionais capacitados para compreender o comportamento humano, promover o bem-estar e contribuir para a construção de uma sociedade mais equilibrada e saudável. Em breve, você poderá transformar vidas com o conhecimento da Psicologia!

Ato autorizativo

Autorizado pelo Ministério da Educação através Portaria N° 114, DE 18 de junho de 2025.

DENOMINAÇÃO DO CURSO

Denominação do Curso:  Psicologia

Diplomação:   Bacharel em Psicologia

Modalidade:   Presencial

Grau:  Bacharelado

O curso de Psicologia da Faculdade de Ensino Sete – F7, em conformidade com a Resolução CNE/CES nº 1, de 11 de outubro de 2023, tem como objetivo formar psicólogos capazes de atuar de forma crítica, ética e inovadora, contribuindo para a promoção da saúde mental, o bem-estar psicológico e o desenvolvimento social. A formação propõe integrar ensino, pesquisa e extensão, promovendo o desenvolvimento de habilidades que respondam às demandas contemporâneas e locais, com base nos seguintes objetivos:

OBJETIVO GERAL

Formar profissionais em Psicologia com competências teóricas, técnicas e éticas, capazes de compreender e atuar de forma crítica e reflexiva nos diversos contextos sociais, promovendo o bem-estar e a saúde mental. O curso deve capacitar o aluno para desenvolver habilidades de análise, intervenção e pesquisa, pautadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais, com ênfase no respeito à diversidade humana e no compromisso com a transformação social, visando à construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ainda, o curso de Psicologia nessa região, pretende atender aos seguintes objetivos específicos:

I. Formar psicólogos(as) com uma perspectiva generalista e pluralista, conforme estabelecido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, preparados para atuar com competência e sensibilidade nas diversas áreas da Psicologia e em diferentes contextos socioculturai;

II. Capacitar os estudantes a desenvolver suas habilidades e competências para responder de forma eficaz e ética às variadas demandas sociais, considerando as complexidades e especificidades das realidades locais, regionais e globais;

III. Integrar conteúdos teóricos, práticos e complementares ao longo do curso, garantindo uma formação holística que contemple as diferentes ênfases previstas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), promovendo a articulação entre saberes científicos e práticas profissionais;

IV. Habilitar os psicólogos para atuar na promoção, prevenção, proteção e reabilitação da saúde mental e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo, fundamentando suas práticas em princípios éticos, de excelência e qualidade, e no respeito à diversidade humana;

V. Oferecer uma formação multi, trans e interdisciplinar que permita a interação e colaboração com diferentes campos de atuação profissional, ampliando as possibilidades de intervenção e inovação em Psicologia;

VI. Incentivar a investigação científica e a extensão acadêmica, promovendo a produção e disseminação de novos conhecimentos em espaços de circulação acadêmica e científica;

VII. Desenvolver práticas formativas ao longo do curso que possibilitem aos estudantes identificar e escolher sua ênfase de atuação, alinhando seus interesses e competências às demandas sociais e profissionais emergentes;

VIII. Promover uma compreensão crítica das especificidades da realidade sócio-histórica e cultural, local e regional, formando profissionais conscientes e eticamente comprometidos com as questões sociais contemporâneas, capazes de contribuir para a transformação social e o desenvolvimento sustentável;

IX. Facilitar a articulação entre teoria e prática, por meio de estágios e outras atividades práticas supervisionadas, para que os alunos possam aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais, desenvolvendo competências profissionais essenciais;

X. Estimular o desenvolvimento de habilidades de comunicação e trabalho em equipe, essenciais para o exercício da Psicologia em contextos multidisciplinares e em interação com diferentes públicos e comunidades;

XI. Desenvolver conhecimentos e práticas externas à realidade socioeconômica e ambiental de Paragominas e da região amazônica, promovendo intervenções psicológicas que considerem os impactos das atividades agropecuárias, da urbanização acelerada e das questões ambientais na saúde mental da população local.

O egresso do Curso de Psicologia será um profissional profundamente engajado com a realidade social, comprometido com a formação cidadã e a promoção da saúde em todos os níveis de atuação. Ele atuará a partir de uma abordagem interdisciplinar, ética e sociopolítica, dedicando-se à construção e ao acompanhamento do sujeito psíquico, reconhecendo e abordando seus agravos e promovendo caminhos para a cura. Este profissional será um psicólogo comprometido com a pesquisa e a investigação científica crítica, buscando a produção de conhecimento que contribua para a sociedade e a ciência.

A formação que será proporcionada pela F7 permitirá ao egresso do curso de Psicologia uma compreensão ampla e profunda dos fenômenos psicológicos, sociais e culturais, em conformidade com a Resolução CNE/CES nº 1, de 11 de outubro de 2023, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de graduação em Psicologia. O egresso será preparado para atuar de maneira crítica e reflexiva, com uma visão integral do ser humano, respeitando a diversidade e as diferenças étnico-raciais, de gênero, sociais e culturais.

Assim, o egresso terá sólida competência técnica e científica para desenvolver intervenções em diferentes contextos, como saúde, educação, trabalho, organizações e comunidades, sempre com base em princípios éticos e humanísticos.

A formação interdisciplinar e contextualizada permitirá que o egresso da F7 tenha capacidade para compreender as demandas de diferentes populações, especialmente aquelas em contextos de vulnerabilidade, e oferecer intervenções pautadas na promoção de justiça social e equidade. Dessa forma, o egresso estará capacitado para atuar em uma sociedade complexa e diversa, utilizando o conhecimento psicológico como ferramenta de transformação e promoção do bem-estar.

COMPETÊNCIAS GERAIS

Para alcançar o perfil egresso desejado, o curso pretende desenvolver as seguintes competências gerais no estudante:

a) Colaborar com profissionais de outras áreas, integrando saberes para a promoção da saúde integral e do bem-estar coletivo, articulando conhecimento psicológico com outras ciências, como a biologia, a neurociência, as ciências sociais e a educação.

b) Identificar e intervir em situações de vulnerabilidade social e psicológica, com foco na inclusão social, promoção dos direitos humanos e combate a todas as formas de discriminação e preconceito.

c) Desenvolver pesquisas científicas com metodologias adequadas, contribuindo para o avanço da Psicologia enquanto ciência e profissão, especialmente em temas relacionados à saúde mental, desenvolvimento humano, e questões sociais contemporâneas.

d) Proporcionar cuidado psicológico, diagnóstico e tratamento, considerando as particularidades de cada indivíduo ou grupo, atuando tanto na prevenção de agravos quanto na promoção da saúde mental, em níveis individuais, coletivos e institucionais.

e) Aplicar técnicas de mediação e resolução de conflitos em diferentes contextos, como no ambiente familiar, escolar, organizacional e comunitário, utilizando a Psicologia como ferramenta de fortalecimento das relações humanas.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

I. Habilidades e competências em ensino, pesquisa e intervenções profissionais, fundamentadas na indissociabilidade entre ciência e prática profissional, com reconhecimento da diversidade de perspectivas necessárias para a compreensão integral do ser humano.

II. Capacidade de interlocução e integração real com diversos campos de conhecimento, possibilitando a compreensão da complexidade e multideterminação dos fenômenos psicológicos.

III. Competência para o uso crítico de teorias e métodos psicológicos, onde a intervenção profissional transcenda a mera aplicação de conhecimentos prévios, promovendo a produção de conceitos e métodos inovadores e adequados às intervenções concretas.

IV. Capacidade de formular e implementar políticas públicas, atuando em diferentes serviços públicos e movimentos sociais com o objetivo de promover direitos humanos e justiça social.

V. Compromisso com a crítica ao perfil liberal e individualista da profissão de psicólogo, através de uma compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do país, essenciais para o exercício consciente da cidadania e da profissão.

VI. Habilidade para escutar ativamente, aliada à capacidade de expor suas posições de forma clara, reconhecendo suas implicações e evitando a pretensão de neutralidade.

VII. Competência em gestão de pessoas, desenvolvendo e aplicando estratégias de intervenção que aprimorem os conhecimentos existentes e promovam inovações no campo.

VIII. Capacidade de desenvolver novos métodos e técnicas, evitando a adesão a modismos de mercado e focando na criação de abordagens sustentáveis e eficazes.

IX. Atuação cidadã informada e crítica, com habilidade para analisar problemas sociais e propor soluções, assumindo responsabilidades sociais e éticas no processo.

X. Flexibilidade para transitar entre diferentes áreas do saber e prática da Psicologia, adaptando-se às exigências contemporâneas do mercado de trabalho e das necessidades sociais.

XI. Capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares, respondendo aos desafios contemporâneos com uma visão ampla e colaborativa.

XII. Habilidade para identificar e responder a demandas psicológicas, traçando estratégias de intervenção adequadas e eficazes em diversos contextos.

XIII. Competência para elaborar projetos de intervenção, respeitando as características específicas das populações atendidas e garantindo a eficácia e ética das intervenções.

XIV. Capacidade de identificar problemas e elaborar metodologias de investigação científica, tanto no campo da Psicologia quanto em sua interface com outras disciplinas.

XV. Habilidade para avaliar e intervir em problemas cognitivos, afetivos e comportamentais, em contextos variados, oferecendo soluções baseadas em uma compreensão profunda e contextualizada.

XVI. Competência para elaborar diagnósticos e planos de intervenção a níveis individual, grupal ou institucional, adaptando-se às necessidades específicas de cada contexto.

XVII. Habilidade para manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais e promovendo intervenções que respeitem e integrem essas diversidades.

XVIII. Capacidade de questionar abordagens reducionistas ou deterministas na definição dos sujeitos, buscando sempre uma visão mais holística e integrada.

XIX. Capacidade de promover a saúde e a qualidade de vida em diferentes contextos, utilizando métodos éticos e eficazes, em conformidade com o código de ética profissional.

XX. Competência para produzir textos claros e bem articulados, incluindo pareceres e relatórios, que reflitam uma compreensão profunda e crítica das questões abordadas.

XXI. Habilidade para atuar de forma reflexiva e crítica, evitando a reprodução de práticas prescritivas e diretivas, e promovendo intervenções baseadas na compreensão e no respeito às individualidades e contextos específicos.

XXII. Competência para atuar na promoção da saúde mental de populações indígenas e ribeirinhas, considerando suas especificidades culturais e desafios socioterritoriais, com respeito às práticas tradicionais e saberes locais.

XXIII. Capacidade de propor estratégias de prevenção e enfrentamento de problemas de saúde mental relacionados às dinâmicas migratórias, aos conflitos de terra e à manipulação ambiental, comuns no contexto amazônico.

XXIV. Competência para atuar junto às comunidades quilombolas e outras tradições tradicionais da Amazônia, respeitando sua organização social, suas formas de conhecimento e sua relação com o território.

XXV. Habilidade para trabalhar com situações em situação de vulnerabilidade social, como trabalhadores rurais, assentados e comunidades impactadas por grandes projetos de infraestrutura na região amazônica.

XXVI. Habilidade de intervir em problemas relacionados à urbanização acelerada e suas consequências na saúde mental da população de Paragominas, incluindo estresse, ansiedade e impactos na qualidade de vida.

O perfil de formação profissional em Psicologia, conforme estabelecido pela RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 1, DE 11 DE OUTUBRO DE 2023, é desenhado para garantir que os egressos dos cursos de graduação possuam as competências, habilidades e atitudes necessárias para uma atuação qualificada, ética e contextualizada nos diversos campos da Psicologia. A formação deve assegurar que os egressos desenvolvam uma identidade profissional sólida, integrando conhecimentos teóricos e práticos que permitam ao psicólogo compreender e utilizar métodos e técnicas específicas da Psicologia em sua prática.

O perfil do egresso abrange a incorporação da ciência à prática profissional, utilizando metodologias, teorias e conceitos científicos para resolver problemas e formular intervenções eficazes. O psicólogo egresso da F7 deverá questionar, analisar criticamente e adaptar o conhecimento científico para aplicá-lo em diferentes contextos e situações. Em termos de competências profissionais, espera-se que o egresso atue de forma ética, respeitando os códigos de conduta da profissão e as normas legais vigentes. Ele deve ser capaz de trabalhar em equipe, estabelecer boas relações interpessoais e agir dentro dos limites de sua competência, demonstrando flexibilidade e capacidade de adaptação frente a situações imprevistas e complexas. O respeito à diversidade e a competência cultural são fundamentais na formação do psicólogo, que deve atuar de maneira sensível e inclusiva, compreendendo o contexto histórico e social de seus clientes e usuários, e garantindo uma prática acolhedora.

A formação do psicólogo deve capacitá-lo para realizar avaliações psicológicas precisas e intervenções eficazes, utilizando métodos de avaliação como entrevistas, testes e observação, e planejando, implementando e avaliando intervenções de forma adequada. A comunicação eficaz é outra competência esperada no egresso de Psicologia da F7, envolvendo a habilidade de utilizar diferentes formas de linguagem para expressar ideias, partilhar informações e elaborar documentos técnicos como laudos e relatórios. O egresso deve estar apto a trabalhar de maneira cooperativa e solidária em equipes multiprofissionais, contribuindo com seu conhecimento especializado para promover a atenção integral aos indivíduos, grupos e organizações.

Importante ressaltar que o psicólogo deve ser preparado para atuar em uma variedade de contextos e com diferentes populações, incluindo áreas como saúde, educação, organizações, comunidades, movimentos sociais, esporte e justiça, adaptando-se às demandas específicas de cada contexto, seja no setor privado, público ou terceiro setor. A responsabilidade social é uma dimensão a ser atendida na formação, comprometendo o psicólogo com a promoção do bem-estar, da justiça social e da inclusão, sempre considerando o impacto social de suas práticas. A ética e o compromisso profissional são centrais, exigindo que o psicólogo atue de maneira ética e responsável, respeitando os códigos de ética e as normas legais, e esteja preparado para lidar com dilemas éticos de forma crítica.

Em suma, o perfil de formação em Psicologia, conforme delineado pela resolução, busca formar profissionais competentes, éticos, reflexivos e aptos a contribuir de forma significativa para a sociedade em diversos contextos de atuação.

O campo de atuação profissional do psicólogo é amplamente diversificado e abrange uma vasta gama de contextos em que o conhecimento psicológico pode ser aplicado para promover o bem-estar individual e coletivo. Os psicólogos podem atuar em setores como saúde, educação, organizações, justiça, esporte, comunidades, políticas públicas, e terceiro setor, adaptando suas práticas para atender às necessidades específicas de cada contexto.

Na área da saúde, os psicólogos podem atuar em hospitais, clínicas, centros de reabilitação e instituições de saúde mental, oferecendo serviços de avaliação psicológica, psicoterapia, e intervenção psicossocial. Eles também podem atuar em equipes multiprofissionais, colaborando com outros profissionais da saúde para proporcionar uma abordagem integral ao cuidado dos pacientes.

No setor da educação, os psicólogos podem trabalhar em escolas, universidades e outras instituições de ensino, onde são responsáveis por apoiar o desenvolvimento emocional e cognitivo dos estudantes, além de colaborar na criação de ambientes educativos que promovam o aprendizado e o bem-estar, bem como atuar em apoios psicopedagógicos.

Dentro das organizações e do trabalho, os psicólogos atuarão em empresas, ONGs, e instituições públicas, focando em áreas como seleção de pessoal, treinamento, desenvolvimento organizacional, e gestão do comportamento no ambiente de trabalho. Seu trabalho pode incluir a promoção de um clima organizacional saudável, intervenções para melhorar a produtividade e o bem-estar dos funcionários, e a mediação de conflitos.

Na justiça, psicólogos forenses colaboram com o sistema judiciário, realizando avaliações psicológicas em contextos legais, como em processos de guarda de crianças, avaliação de testemunhas, e em casos de responsabilização criminal. Esses profissionais também podem atuar na reintegração social de pessoas em conflito com a lei e em programas de apoio a vítimas de violência.

No âmbito do esporte, os psicólogos do esporte trabalham com atletas, treinadores, e equipes para melhorar o desempenho esportivo, gerenciar o estresse e a ansiedade, e promover a saúde mental no contexto esportivo.

Os psicólogos também têm um papel importante em comunidades e movimentos sociais, onde trabalham com grupos em situação de vulnerabilidade, promovendo a inclusão social, a justiça, e o desenvolvimento comunitário. Isso pode envolver o trabalho em projetos de intervenção social, programas de prevenção e promoção da saúde mental, e iniciativas que visam empoderar comunidades marginalizadas.

No setor público, os psicólogos podem atuar em políticas públicas, contribuindo para a elaboração, implementação e avaliação de políticas voltadas para a saúde mental, educação, assistência social, e outras áreas que impactam o bem-estar da população. Eles podem trabalhar em instituições governamentais, ONGs, e outras organizações que visam o desenvolvimento social e a melhoria das condições de vida da população. Por fim, no terceiro setor, os psicólogos podem estar envolvidos em ONGs e projetos sociais que buscam atender necessidades específicas de grupos vulneráveis, oferecendo suporte psicológico, desenvolvendo programas de intervenção comunitária, e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

CARGA HORÁRIA TOTAL

4.290 horas

DURAÇÃO DO CURSO

10 semestres (05 anos)

Turno: Noturno e Vespertino

Periodicidade: Semestral

Integralização: 10 semestre (mínimo) e 16 semestres (máximo)

Vagas: 100 vagas anuais (50 noite/50 tarde)

Endereço da Oferta: PA 125, nº 38, Promissão I, Paragominas/PA – CEP: 68.628-485

Coordenador:  André Benassuly Arruda

Titulação da Coordenador: Mestrado

Currículo Lattes

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